3 Bons motivos para a associação do Programa de Engenharia de Produção da UFRJ com a Universidade de Manchester e com a Manchester Business School.

Posted by ilan | | Thursday 9 April 2015 5:22 am

   

3 Bons motivos para a associação do Programa de Engenharia de Produção da UFRJ com a Universidade de Manchester e com a Manchester Business School.

Por: Ilan Chamovitz, D.Sc. em, 9 de abril de 2015

O conhecimento desenvolvido, entre 2006 e 2010, no doutorado do Programa de Engenharia de Produção da UFRJ permitiu-me expandir algumas percepções e desenvolver uma visão bem abrangente sobre produção, negócios, tecnologia, pessoas e, principalmente, integração.

Durante o desenvolvimento de minha pesquisa de pós-doutorado na Manchester Business School, percebi a grande oportunidade para a inovação em pesquisa por meio da aproximação entre a UFRJ – Programa de Engenharia de Produção e a Universidade de Manchester. Três bons motivos ratificam a minha posição:

Primeiro, a importância histórica da cidade de Manchester para a Engenharia de Produção. Na Revolução Industrial, em Manchester (também conhecida como Cottonópolis, por conta da produção e comércio de algodão), foi aplicada a máquina a vapor à indústria têxtil, pela primeira vez em 1789. A primeira linha férrea de passageiros foi também construída aqui, ligando a cidade com Liverpool. A cidade está ligada desde 1894 por um canal ao mar. Em Manchester foi executado pela primeira vez no mundo, um programa armazenado na memória do computador.   Manchester é foi eleita a cidade européia da ciência 2016 e nela está o Instituto Nacional do Grafeno. A cidade abriga uma sede da BBC e trabalha fortemente a indústria criativa, arte, música, teatro. O esporte (especialmente o futebol) se destaca, com 2 grandes times do futebol mundial. Dentro da cidade, o transporte é realizado por ônibus, trem, Metrolink, empresas de taxi, e o trânsito é, em geral, quase inexistente. Manchester oferece para saída da cidade rodovias, ferrovias e o transporte aéreo. Investimento pesado está sendo direcionado para a expansão do Aeroporto da cidade e em ferrovias, incluindo o trem de alta velocidade (projeto HS2).

Em segundo lugar, a evolução da universidade. A Universidade de Manchester foi fundada, em outubro de 2004, a partir da fusão da Victoria University of Manchester, criada em 1851, e da University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST), inaugurada em 1824. Sua estrutura acadêmica é dividida em quatro faculdades: Engenharia e Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências da Vida e Ciências Médicas e Humanas, cada uma contendo vários cursos. Sua história apresenta crescimento e qualidade. Quanto à área de pesquisa, duas das dez maiores descobertas de acadêmicos e pesquisadores universitários foram feitas na universidade e 25 prêmios Nobel já foram concedidos a funcionários, alunos e ex-alunos. Em se tratando de projetos com o Brasil, a universidade faz parte do Ciência sem Fronteiras.

Em terceiro lugar, os valores da Manchester Business School (MBS), altamente associados à inovação. A MBS disponibilizou o primeiro curso de MBA no Reino Unido em 1965. Com bacharelado, mestrado e doutorado, esta escola é a maior escola de negócios no campus no Reino Unido. Programas de estudo incluem estudos internacionais, contabilidade, finanças, gestão de tecnologia da informação e economia. A Manchester Business School também oferece um programa de intercâmbio internacional. A escola envia e recebe estudantes de universidades da America do Sul, Europa, Ásia, Austrália, EUA e Canadá. A pesquisa 2015 do Financial Times classifica programa de Doutorado do MBS como o número três do mundo.

Conheça um pouco mais mais sobre a Manchester Business School  em menos de 2 minutos:

 

Conheça mais sobre a visita programada de 6 pesquisadores da COPPE/UFRJ à Manchester Business School

http://api.adm.br/fuzzy/

Share

No Comments

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Sorry, the comment form is closed at this time.