Uma parte de minha experiência está escrita a seguir. Você pode, também, optar por visitar meu perfil no Linked In para me conhecer um pouco mais.
Desde 1986 venho desenvolvendo e participando de projetos relacionados à educação, incluindo:
- projetos corporativos desenvolvido em e para grandes empresas e pequenos e médios negócios;
- projetos direcionados à atualização de professores, estudantes e cidadãos;
- cursos de curta, média e longa duração;
- público-alvo composto por empresários empreendedores, gestores, executivos de grandes multinacionais, gerentes em nível estratégico, tático e operacional
- além do contato que tive com adolescentes em grupos juvenis, lecionei para jovens entre 14 e 17 anos durante dois anos consecutivos, em cerca de 6 turmas por período, totalizando mais de 20 turmas, cerca de 180 alunos por período.
- o estudo em avaliação da aprendizagem, ainda muito discutido, iniciou em 2002 e foi aprofundado entre 2006 e 2010, em pesquisa.
- os projetos envolvendo educação a distância iniciaram em 2002. Participei como desenvolvedor de ambientes virtuais de aprendizagem, como suporte a estudantes, professores e pesquisadores, como conteudista, como gestor de cursos e como professor tutor. Foram mais de 50 tutorias em mais de 10 anos de atuação. Ou seja, convivi com as dificuldades de quem cursa nesta modalidade e ou com pessoas que não gostam de computadores ou de internet.
- as atividades relacionadas a Administração iniciaram em 1983. Administração do tempo, da produção, de imóveis, de sistemas corporativos (estoque, vendas, compras, marketing, etc.). Mais adiante, em 1986 prevaleceu a visão sistêmica, que cultivo até hoje, e foi complementada pela pesquisa em Engenharia de Produção.
- Experimentei, também, participar de cursos que ajudam a administrar o stress durante períodos de pressão relacionado a atividades acadêmicas: Meditação Transcedental, Método Silva Mind Control, Yoga, Bioenergética, Neurolinguística, Análise Transacional, o aprendizado de flauta e violão também também foram importantes em minha formação.
- Em 2006 iniciei o estudo sobre os grupos. Até 2010 concentrei na proposta de Pichòn Riviere para os grupos operativos, centrados na tarefa. Aprendi que a criação de um grupo ou comunidade passa por várias fases. Assim como um Sistema Computadorizado ou um Projeto.
- Em 2009 realizei um curso planejado para empreededores, organizado pela ONU e aplicado pelo Sebrae – Empretec. O curso desenvolve habilidades empreendedoras e já transformou a vida de muitas pessoas (sim, pois o Empretec transforma empresários e, consequentemente, todos que estão a sua volta: funcionários, colegas, fornecedores, familiares e amigos).
Em Julho de 2014, complementei minhas competências ao concluir um curso de Life Coaching na Inglaterra.
- A partir de 2015 passei a orientar estudantes de mestrado em universidades internacionais.
- Em 2017 revisei e criei conteúdos educacionais e instrumentos de avaliação de desempenho para grandes organizações, como o SEBRAE Nacional, Fundação Getúlio Vargas e Furnas.
- Em 2018 completei um curso de mentoria, ministrado por uma instituição do Reino Unido. Também passei a se membro apoiador dos Mentores do Brasil.
- Ainda em 2018, fui aprovado em concurso público para colaborar com a equipe de Acompanhamento em disciplinas de cursos de graduação a distância do Consórcio CEDERJ, composto por universidades públicas do Rio de Janeiro. O consórcio recebeu ótimas notas no ENADE.