Pesquisa sobre avaliação em fóruns temáticos educacionais

II Seminário de Educação e Tecnologia - Piraí -RJ (uso de lógica nebulosa em avaliação educacional)

  • Artigo - Fundamentos da Lógica Fuzzy em Avaliação (300)
  • Acesse aqui: Artigo

  • Slides da apresentação em Piraí - RJ (Lógica Fuzzy em avaliação educacional) (266)
  • Acesse aqui: Slides da apresentação

Dia do Conhecimento no Ministério da Saúde

Acesso ao material utilizado na apresentação aqui.

Pós-doutorado

Atenção: O projeto para o pós-doutorado, detalhado, em português, pode ser obtido,  bastando solicitar aqui

Bem-vindo ao sítio com o conteúdo resultante de minha pesquisa para o doutorado.

Esta pesquisa faz parte de um projeto de doutorado iniciado em 2006, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da COPPE-UFRJ. O projeto consiste em aplicar o Modelo de Hieraquia Fuzzy COPPE-Cosenza na avaliação de desempenho de grupos que utilizam o Fórum de Discussão para atingir determinada tarefa educacional, em 3 cursos de Pós-Graduação em Informática, no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Para a avaliação são utilizados conceitos definidos para os Grupos Operativos de Pichón-Rivière(2005), a Plataforma Interativa para Internet – PII (2001), utilizada para apoiar o curso e um modelo nebuloso que já obteve sucesso em outras áreas mas que ainda foi pouco explorado na área de educação.


Wellcome to the website with my doctorate research!

This research consisted of applying Fuzzy COPPE-Cosenza Fuzzy Hierarchy Model to  evaluate the performance of groups which use the virtual discussion forum to achieve an educational task. Some concepts are essential, such as the Operative Group proposed by Pichon-Rivière, the software CQMsg - Messages Classifyer and Qualifier, and the COPPE-Cosenza Fuzzy Hierarchy Model, which succeeded in other areas but has not been explored in Education, yet. The results of four case studies suggest that COPPE-Cosenza Fuzzy Hierarchy Model  can support formative assessment in educational Operative Groups in virtual discussion forums.