010 - Estudo de Caso 1

Descrição:

O grupo de avaliadores foi composto pela turma de 2007 do Programa PGTIAE (Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação), do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI), no Instituto de Matemática, no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Participantes e formato da tarefa:

Em março de 2008 o grupo, com 27 estudantes de pós-graduação, participou de uma apresentação presencial sobre a técnica de Grupos Operativos e,  também, recebeu um treinamento virtual na plataforma educacional na Internet,  para que fossem realizadas as avaliações. Neste treinamento os estudantes avaliaram 10 mensagens, escolhidas por conveniência, existentes em um fórum educacional específico.  Os aprendizes foram divididos em 4 grupos e a cada grupo foi dado o nome de uma estação do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

A matéria prima para o modelo proposto é formada por duas entradas: o perfil da oferta e o perfil da demanda.  Ambos são obtidos a partir da definição de categorias e de sua utilização por estudantes e especialistas, ao realizarem a avaliação das mensagens.
Em um primeiro momento, as mensagens são consideradas como oferta de informação. Nesta etapa os avaliadores foram estudantes de pós-graduação que participaram nos debates sobre  o mesmo assunto, em outro grupo.
Em um segundo  momento, especialistas convidados pelo pesquisador avaliaram as mensagens, utilizando um outro referencial: o da demanda de informação, ou seja, levando em consideração a importância das mensagens em relação a sua expectativa.
Estabelecidas as categorias e os provedores de informação de oferta e de demanda, o modelo proposto utiliza a lógica nebulosa e realiza o cotejo entre oferta e demanda para estabelecer uma relação hierárquica, que determinará o grau de desempenho dos participantes.

Esquema Metodológico do Estudo 1

Esquema Metodológico do Estudo 1

Da turma de pós-graduação, participaram 13 avaliadores, que utilizaram a ferramenta produzida para facilitar o processo. Foi solicitado aos alunos que avaliassem as mensagens produzidas durante a disciplina de Metodologia da Pesquisa Educacional.  Foram estabelecidos 4 grupos e cada participante avaliou mensagens de um grupo diferente do seu. Apesar do convite à participação, nem todos os alunos aceitaram realizar a avaliação.

Critérios adotados (a partir dos eixos idicados por Pichón-Rivière para de Grupos Operativos)

Esquema com os Fatores Condicionantes (critérios)

Esquema com os Fatores Condicionantes (critérios)

Treinamento:

O treinamento foi realizado em sala de aula..

A Interface da ferramenta Qualificador de Mensagens foi construida com 4 quesitos:

Tela de Avaliação Software CQMsg - Classificador e Qualificador de Mensagens
ESTUDO DE CASO 1 - Tela de Avaliação Software CQMsg - Classificador e Qualificador de Mensagens
Conclusões
  • Os quesitos apresentaram boa consistência interna.
  • O quesito Tele apresentou baixa consistência entre os avaliadores, sugerido que houve compreensão diferenciada de conceitos.
  • Houve alguns problemas de interface e operacionais que dificultaram as avaliações de alguns colaboradores.
  • O treinamento foi realizado em classe e virtualmente, por meio de debate virtual e auxiliou os avaliadores estudantes, esclarecendo possíveis dúvidas.
    • Análise de Consistência:

      A análise de consistência foi realizada utilizando-se o Alpha de Cronbach e utilizando o SPSS. Veja o vídeo da utilização do SPSS:

      A tabela abaixo compara a consistência da avaliação de especialistas com a dos estudantes:

      Parte da Análise de Consistência no estudo de caso 1

      Parte da Análise de Consistência no estudo de caso 1


      Conclusões deste Estudo:

      Alunos de pós-graduação, Turma PGTIAE,  2007-2008:

      Alan de Freitas Guilherme, Alessandra Guimarães Pinheiro Duarte, Alexandre Neves Louzada, Amauri Aguiar de Freitas , Andrea Targino da Silva, Bárbara Lúcia da Costa Maia , Bianca Joana Gonçalves de Freitas , Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo ,Carolina Ferreira Heleno, Fabiano Machado de Araújo ,Fernando dos Santos Wanderley ,Guilherme Carneiro Santos, Hellen Marques Rodrigues, Leonardo da Silva ,Lidiane Figueira da Silva,Lucimeri Ricas Dias, Márcio Bastos de Lima Barros , Marcio Reis Teixeira , Marcos de Castro Pinto, Marcos Vinícius Lage da Silva, Marília dos Reis Peluso, Mônica Guedes Sena de Souza, Natália Joana Silva de Oliveira , Paulo Roberto Rodrigues Pereira , Rafael Rodrigo de Souza , Rosângela Pimentel Rodrigues de Oliveira, Victor Ferreira Felizola Zucarino

      Especialistas convidados:

      Sandro de Azambuja - Mestre em Informática (2005) e bacharel em Estatística (1997) e Ciências Atuariais (2005), todos os três títulos oriundos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2005 lecionou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC/RJ. Além de ser um professor compromissado e participativo, possui profunda experiência na área de Consultoria. A partir de 2006 trabalhou por 14 meses como Atuário na Mercer Human Resource Consulting e foi Consultor do Projeto de Avaliação Atuarial do Plano de Benefícios da Marinha do Brasil. Em 2007 voltou a trabalhar na Petrobras, como Gerente de Projetos, e a lecionar na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Profissional com mais de 14 anos de experiência em Consultoria, nos ramos de ensino, informática e atuarial.

      Maria Sandra Lopes - possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) , especializa�’ão em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universida�e Católica do Rio de Janeiro (1995) , especialização em Especialista em Internet pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) , especialização em ESPECIALISTA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, OBJETOS DI pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) , mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1987) . Atualmente é MILITAR/ANALISTA DE SISTEMAS do CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL e Professor Auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Colaborativa, Avaliação da Aprendizagem, Educação a Distância, Fórum Categorizado, Interatividade.

      Bruno Santos do Nascimento - Bacharel em Matemática Pura (2005), Licenciado em Matemática (2005), Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (2006) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestrado em Informática (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-NCE/UFRJ). Atualmente participa como pesquisador nos grupos GINAPE (NCE/UFRJ) e GEPETICEM (UFRRJ) na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia, Técnicas e Sistemas de Computação, interessado principalmente nos seguintes temas: Web 2.0, Modernização Tecnológica, CSCW, Processos de Avaliação, Educação a Distância e Gestão do Conhecimento.

      Marcus Vinicius Ferreira Gonçalves - Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (IC/UFF), Mestrando em Informática no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-NCE/UFRJ), Administrador de Banco de Dados Oracle e Tecnologista em Saúde Pública da Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (EAD/ENSP/Fiocruz). Atua como Analista de Banco de Dados da Coordenção de Tecnologia Educacional da EAD/ENSP/Fiocruz. Experiência na área de banco de dados, com foco em administração e modelagem de dados. Áreas de pesquisa: EAD/TIC, CSCW/CSCL, Avaliação de Aprendizagem e Interatividade.

      Orientação para a avalicação de mensagens nos fóruns