Ilan CHAMOVITZ

Orientadores: Marcos ELIA & Carlos Alberto Nunes COSENZA
Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Aplicação do Modelo de Hierarquia Fuzzy COPPECosenza para a Avaliação de Grupos Operativos em Fóruns Educacionais na Internet

Para citar:

CHAMOVITZ, I. Aplicação do Modelo de Hierarquia Fuzzy COPPE-Cosenza para a Avaliação de Grupos Operativos em Fóruns Educacionais na Internet. Tese (doutorado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Produção, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em http://api.adm.br/evalforum/?page_id=4 . Acesso em Janeiro de 2013.

Descrição

Esta pesquisa faz parte de um projeto de doutorado iniciado em 2006, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da COPPE-UFRJ. O projeto consistiu em aplicar o Modelo de Hieraquia Fuzzy COPPE-Cosenza na avaliação de desempenho de grupos que utilizam o Fórum de Discussão para atingir determinada tarefa educacional, em 3 cursos de Pós-Graduação em Informática, no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Para a avaliação foram utilizados conceitos definidos para os Grupos Operacionais de Pichón-Rivière(2005), a Plataforma Interativa para Internet – PII (2001), o software Classificador e Qualificador de Mensagens e um modelo nebuloso que já obteve sucesso em outras áreas mas que ainda havia sido pouco explorado na área de Educação.


O Modelo de Hierarquia Fuzzy COPPE-Cosenza

O Modelo de Hierarquia Fuzzy COPPE-Cosenza é, de um modo geral, um modelo de alocação de recursos que avalia o nível de satisfação de um conjunto de atributos/fatores necessários a um determinado projeto ou solicitados por ele em contraponto a disponibilidade destes atributos/fatores por diferentes alternativas. O grau de satisfação é medido através da comparação da importância de cada fator para o projeto e a quantidade e qualidade da disponibilidade deste fator em cada alternativa.

Os grupos operativos de Pichón Rivière
A partir dos estudos sobre grupos realizados por Kurt Lewin, criador do termo dinâmica de grupo - diversos autores estudaram este tema: Zander e Cartwright, Moreno, Piaget, Bales, Mucchielli são alguns. Outro estudioso do tema foi Pichon Rivière, pesquisador em psicologia social. Em seu livro O processo grupal, ele estabeleceu os principais conceitos e descreveu o processo no qual se estabelece a técnica dos grupos operativos.

Os Grupos Operativos são centrados na tarefa: cura, se for terapêutico; aquisição de conhecimentos se for um grupo de aprendizagem. A apredizagem se mediante a modificação do ECRO - Esquema Conceitual Referencial Operativo - o conjunto de experiências, conhecimentos e afetos com que os indivíduos pensam e agem nos grupos, e se fazem compreender entre si.

Com a experiência adquirida em várias sessões de grupo foi possível ao grupo de Pichon-Rivière construir uma escala de avaliação básica por meio da classificação de modelos de comportamento grupal. A partir desta escala é possível construir as interpretaçoes . O objetivo do grupo operativo é mobilizar um processo de mudança, que passa fundamentalmente pela diminuição dos medos básicos da perda e do ataque. Assim, fortalece o grupo, levando-o a uma adaptação ativa à realidade, rompendo estereótipos, redistribuindo papéis, elaborando lutos e vencendo a resistência a mudanças.

A apresentação do projeto está aqui