AVALIAÇÃO POR MEIO DA INTERAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS
(Setembro de 2012)


Ilan Chamovitz, D.Sc
Edméa Cantón M.Sc.


Resumo: Em cursos a distância, o desenvolvimento do conhecimento e a mudança de comportamentos dos estudantes ocorrem por meio da troca de informação, por meio da interação - síncrona e assíncrona, fomentada por um profissional preparado para estimular a colaboração, a troca de ideias, a pesquisa, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, o questionamento fundamentado em conceitos e ideias obtidas a partir do conteúdo estudado.  Este trabalho apresenta características da avaliação de desempenho em cursos a distância que utilizam o ambiente virtual do FGV Online, a partir das discussões que ocorrem em fóruns, durante disciplinas oferecidas pela Instituição e analisa possíveis mudanças no ambiente virtual, a partir da percepção de tutores mais experientes.


Abstract: In distance learning courses, knowledge development and student changed behaviors occur through interaction, by synchronous and asynchronous exchange of information, fostered by a professional prepared to foster collaboration, to promote the exchange of ideas, leading students toward researching, creativity developing, innovation and critical thinking, questioning based on the concepts and ideas obtained from delivered content. This article presents characteristics of performance evaluation in distance learning courses within the FGV Online virtual environment, obtained through discussions that occur on forums boards. The work also discusses possible changes in the virtual environment, obtained from experienced tutor’s perception

Acesso e download do artigo
Acesso `a apresentacao
Website do encontro

Os quadros abaixo complementam o artigo com as respostas ao questionário