ModeloDeProjeto

De Wiki de Ilan Chamovitz - Informatica, Administracao, Eng. Producao, Educacao, Tecnologia da Informacao

Media:Corredor_cpc2.pdf Fonte: http://portal.esporte.gov.br/snee/esportesocial/passo_passo.jsp

1- Identificação Nome do Projeto: Instituição proponente: CNPJ da Instituição proponente: Responsável pela Instituição proponente (nome, endereço, telefone, fax e e-mail): Responsável pelo projeto (nome, endereço, telefone, fax e e-mail): E demais dados solicitados no Formulário-Padrão

2 - Apresentação Fazer um breve histórico da entidade, em especial quanto ao trabalho social que já executou ou está realizando. Explicitar, de maneira sucinta, o comprometimento da Instituição com a política de direitos humanos e a ligação do Projeto com os programas e ações governamentais. A apresentação deverá conter ainda dados que permitam a análise da situação em âmbito municipal, estadual, regional ou nacional, conforme a abrangência das ações a serem executadas.

3 - Justificativa Fundamentar a pertinência e relevância do Projeto como resposta a um problema ou necessidade identificada de maneira objetiva. Deve haver ênfase em aspectos qualitativos e quantitativos, evitando-se dissertações genéricas sobre o tema.

4 - Objetivos Geral e Específicos Objetivo Geral: A partir da justificativa apresentada, definir com clareza o que se pretende alcançar com o projeto. Reforçar a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. Objetivos Específicos: Apresentá-los com base no Objetivo Geral, de maneira que possam ser quantificados em metas, produtos e resultados esperados.

5 - Público-Alvo Identificar o público a ser atendido pelo Projeto, ressaltando se existem beneficiários indiretos, como familiares e a comunidade. Na seleção dos beneficiados, é importante dar prioridade de atendimento às comunidades de baixa renda e em vulnerabilidade social.

6 - Metodologia É o conjunto de técnicas e processos utilizados para ultrapassar a subjetividade da Ação. Deve apresentar compatibilidade com os objetivos, metas e conceitos, bem como com a forma de aplicação e desenvolvimento das atividades do Projeto apresentado. Explicar, sucintamente, como o Projeto será desenvolvido: ações, atividades previstas (esportivas e complementares) e os meios de realização. Detalhar como as diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas.

7 - Indicadores Indicar os mecanismos de acompanhamento e avaliação do Projeto a serem utilizados pelo proponente.

8 - Resultados Esperados / Impacto Social Indicar e quantificar metas, produtos e resultados esperados de modo a permitir a verificação de seu cumprimento, além da identificação dos beneficiários (direta e indiretamente) do Projeto. As metas devem dar noção da abrangência da ação a ser realizada.

9 - Parcerias Identificar as parcerias públicas e privadas envolvidas no Projeto. Inclusive com mecanismos de controle social, especialmente os Conselhos Municipais, Estaduais e Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente.

10 - Divulgação do Projeto Apresentar as estratégias de divulgação do Projeto a serem utilizadas.

11 - Prazo de Execução Detalhar a duração, em meses, fixando as datas estimadas para início e término das várias fases em que se desmembrará o Projeto.

12 - Cronograma de Realização das Atividades É o desdobramento do objeto do Projeto em realizações físicas, de acordo com as ações e atividades preestabelecidas. Preencher a tabela relacionando as atividades propostas com o tempo de execução do Projeto. Caso a realização das mesmas ocorra em período superior a um ano, fazer um cronograma para cada ano.

13 - Detalhamento dos Custos Estimar os custos detalhadamente no Projeto Básico por itens de despesa, conforme a estratégia de ação previamente indicada, apresentando os valores unitários e o total previsto, a quantidade e os valores financeiros correspondentes. Estes dados devem ser agrupados de maneira a espelhar o benefício fiscal pretendido e aquilo que será oferecido a título de contrapartida, compondo, assim, o orçamento global do projeto.

14 - Contrapartida / Recursos Próprios Indicar, em moeda corrente, os recursos financeiros oferecidos a título de contrapartida para o desenvolvimento do Projeto. Quando se tratar de recursos humanos ou físicos (equipamentos, terrenos e instalações), estimá-los financeiramente. Em caso de eventos que cobrem taxa de inscrição, a receita prevista deve estar inserida na Planilha de Custos, e gasta, exclusivamente, com o objeto do Projeto.

15 - Memória de Cálculo Apresentar memória de cálculo no Projeto Básico de todos os valores apresentados, com indicação dos parâmetros de custos utilizados, bem como a fonte de referência dos mesmos.

Ferramentas pessoais