Redes Sociais

De Wiki de Ilan Chamovitz - Informatica, Administracao, Eng. Producao, Educacao, Tecnologia da Informacao

REDES SOCIAIS - ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES.

Estou colocando aqui, alguns aspectos importantes sobre redes sociais, a partir de estudo que desenvolvi recentemente.

http://www.ninocarvalho.com.br/publicacoes-e-pesquisas/ministerio-publico-federal-no-twitter/

Ferramentas de monitoramento e inteligência em RS

http://www.ninocarvalho.com.br/inteligencia-digital/ferramentas-de-monitoramento-e-inteligencia-social/

http://www.kaushik.net/avinash/competitive-intelligence-analysis-metrics-tips-best-practices/

http://www.kaushik.net/avinash/competitive-intelligence-data-sources-best-practices/


Redes Sociais - RS

Uma das definições para RS:

Um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. (MARTELETO, 2001)

Capital Social

São as características da organização social, como confiança, normas, sistemas, (instituições), etc. que contribuem para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando ações coordenadas. (Robert Putnam)

Os elementos essenciais que constituem o capital social são as redes de relações sociais, que disponibilizam aos recursos dos membros do grupo ou da rede aos indivíduos, e a quantidade e a qualidade de recursos que são próprios do grupo.

Em relação às redes, o capital social é a agregação de recursos atuais ou potenciais que têm ligação estreita com uma rede estável de relações institucionalizadas de reconhecimento e de inter-reconhecimento mútuo.(Pierre Bourdieu)

Capital Social

O capital social é produtivo, semelhante às outras formas de capital(capital estrutural, capital humano, capital intelectual, capital cultural )

O capital social não é completamente transformado em capital econômico, assim como os demais capitais físico e humano. Sua importância pode estar bem definida para determinadas atividades, sendo útil para certas finalidades e inútil para outras. A natureza de sua importância é variável (James Coleman: abordagem funcionalista do capital social)


Riscos a partir de RS

Manipulação da informação Mobilização negativa, direcionada para prejudicar ações de governo e empresas Em resumo, problemas de Gestão da Informação: coleta, armazenamento, classificação, organização, disseminação, controle, etc.

Restrições de Segurança

Muitos locais de trabalho simplesmente impedem o uso de todas as ferramentas de RS, enquanto outros colocam restrições sobre quais ferramentas podem ser usadas ou que funcionários que estão autorizados a usá-las.

Então as restrições incluem:

Quais ferramentas de RS podem ser utilizadas

Que informações podem ser acessadas (restrição pelo endereço - URL)

Quais funcionários/servidores/colaboradores têm direito ao acesso.

Referências


BOURDIEU, P.(2001) O capital social: notas provisórias. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A.(orgs.) Escritos de Educação, 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001, pp.67-69.

CAVALCANTI, M. C. B., GOMES E. B. P., PEREIRA NETO, A. P. de F. Gestão de empresas na Sociedade do Conhecimento. Ed. Campus, 2001

COLEMAN, J.S.(1988). Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, 94/Supplement. pp. 95-121.

CUNHA, S. A. Incorporação do ativos intangíveis na determinação do valor de mercado das ações de uma empresa: o caso da BRASKEN. Tese de Doutorado, UFSC. Florianópolis, 2006.

FRANÇA, R. B., Avaliação de Indicadores de Ativos Intangíveis: uma propsota metodológica. Tese de Doutorado, UFSC. Florianópolis, março de 2004.

GOMES,J. M., Análise do modelo de avaliação de ativos intangíveis proposto por Sveiby (1998) em empresas de base tecnológica no Estado de Pernambuco. Tese de Mestrado, Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis: UNB, UFPB, UFPE e UFRN. Recife, 2003.

HCI -2010 - Social Networking in Government: Opportunities & Challenges Executive Summary Human Capital Institute and Saba (Jan/2010)

MARTELETO, Regina Maria. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação.Ciência da Informação , Brasília, v. 30, n. 1, p.71-81, jan./abr. 2001. http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a09v30n1.pdf


PUTNAM, R. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

Ferramentas pessoais