Ilan Chamovitz – ilan@pep.ufrj.br
APIT - Programa de Engenharia da Produção – COPPE – UFRJ
Rio de Janeiro – RJ - Brasil

Publicado no Forum Mundial de Educação - baixada fluminense - 2008

Resumo: Ao utilizar a técnica de StoryTelling, não se sabe se as versões estão próximas da realidade. Especialistas podem ajudar atribuindo graus a cada versão, dependendo da pessoa que conta, de como conta, do local onde estava, do tempo que passou observando ou experimentando a atividade. Este artigo originou-se a partir de uma apresentação sobre storyteling. O estudo sugere a utilização da lógica fuzzy para auxiliar na avaliação das narrativas coletadas.

1. Introdução
Várias técnicas existem para reconstrução de eventos. Entrevistas e coleta por questionários fazem parte destas técnicas. Ferramentas que utilizam a Internet podem ajudar a recuperação de informações sobre um evento: Blog, Forum, Plataformas de cooperação, Listas de discussão, E-mail, video-conferência são alguns exemplos. No Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi contruído um instrumento para auxiliar na recuperação de estórias, situações, eventos, incidentes: o Tell Story, que trabalha com a técnica de StoryTelling. Segundo Terra (2006), as histórias fazem parte de uma organização e, não raro, são modificadas:
“A maioria das histórias em uma organização é baseada em casos reais, que podem ser ligeiramente modificadas para dar ênfase em um ponto específico ou para direcionar a narrativa. Alguns exemplos de tipos de histórias no contexto organizacional são: Histórias inspiradoras – usadas para estimular a imaginação e gerar energia e cooperação; Histórias de Ação Preventiva, usadas para ensinar lições sobre o perigo proveniente de certas emoções negativas ou insegurança; e Histórias que refletem um valor organizacional específico, tais como, lealdade, confiança, priorizar sempre o cliente, sustentabilidade, entre outros.” (TERRA, 2006)
Este estudo ocorreu a partir de um trabalho sobre StoryTelling, apresentado pelo professor Marcos Borges, na disciplina de Lógica Fuzzy do Programa de Engenharia da Produção da COPPE/UFRJ, no segundo período letivo de 2006, ministrada pelo professor Carlos Alberto Nunes Cosenza. O objetivo seria identificar alguma forma de utilização da lógica fuzzy na técnica de StoryTelling.
2. Uma sugestão para a utilização de Lógica Fuzzy em Storytelling
Ao tentar reconstruir uma sequência de eventos ou de atividades, pode-se adotar a técnica de storytelling: participantes escrevem as partes que se recordam, complementando umas às outras. Porém, como identificar e medir áreas de conflito? Nem sempre todos viram ou experimentaram a mesma situação. Cada um tem a sua versão, e acha que está mais próximo da situação real. Este trabalho estabelece limites e sugere regras, utilizando a lógica fuzzy, para que os tomadores de decisão possam dirimir dúvidas, optando pelas narrativas mais pertinentes.
Segundo os trabalhos analisados, as perguntas principais que fazem parte da técnica de storytelling são: “Quem? Qual? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?” Como veremos adiante, nem sempre respostas seguem um determinismo tão forte e podem, em alguns casos, sugerir certo grau de incerteza. Segundo Pinheiro (2005)
“ a forma como a narrativa é apresentada ao leitor/receptor pode variar sensivelmente. Uma mesma história narrada oralmente é definitivamente diferente se for narrada utilizando a linguagem cinematográfica. São veículos diferentes, com características formais, linguagens, códigos diferentes” (PINHEIRO, 2005).
Como saber qual a descrição do evento que tem mais possibilidade de estar próxima da estória conhecida?
Por exemplo, ao descrever um acidente, o motorista do onibus afirma que um passageiro ficou levemente ferido, um passageiro que se identificou como advogado também concorda. Entretanto, um outro passageiro, médico, afirma que o ferimento é grave e que o passageiro ferido corria risco de vida. São duas opiniões contra apenas uma. Qual das opiniões o pesquisador deve levar em consideração? Certamente o pesquisador deve levar em consideração a competência do médico ao descrever que o ferido corria risco.
Na lógica fuzzy, estabelecemos variáveis linguísticas e, também, valores de pertinência para que este tipo de situação possa ser resolvido, dentro da complexidade apresentada. A opinião de um médico a respeito de uma situação de saúde pode ser considerada crítica, enquanto que a opinião de leigos em medicina é pertinente. Porém, não tão valorizada quanto uma opinião de um especialista. Sendo assim, o especialista pode avaliar as respostas obtidas para as questões O que? Quando? Onde? Quem? Por que?
Cada resposta pode obter de um especialista os seguintes valores linguísticos: fraco ou forte. Esses valores são conjuntos fuzzy (variam entre 0 e 1) e estão representados na figura 1. Os valores representam graus de pertinência para cada resposta das 5 perguntas que são feitas.

Figura 1. Conjuntos fuzzy fraco e forte para pergunta “quem?”
Para obter um valor único que serve para mensurar o grau de aproximação da situação real, pode-se realizar operações com conjuntos nebulosos. Assim, utiliza-se a operação produto, onde são preservados os valores mínimos resultantes da comparação dos graus obtidos em cada pergunta.
Tabela 1. Graus de satisfação para perguntas
Perguntas Grau
Quem .9
O que .7
Onde .7
Como .8
Por quê .2

Assim, se a pergunta”quem?” obteve grau 0.9 de satisfação do pesquisador para a resposta obtida, e a pergunta “ por que” obteve grau 0.2, o resultado seria 0.2 para esta comparação. No nosso estudo, a partir dos 5 graus obtém-se um valor resultante (por meio de mínimo-máximo).
Cada coleta deve responder às 5 questões. Logo, teremos um valor resultante para cada coleta (cada pessoa que contribuiu). Ao utilizarmos a operação de união estaríamos determinando o grau que representaria a possibilidade das informações coletadas estarem próximas da informação desejada.
Tabela 2. Exemplo de valores fuzzy a serem operados
Coleta Valor Fuzzy
Entrevistado 1 .2
Entrevistado 2 .5
Entrevistado 3 .9
MAX .9

3. Conclusão

Avaliar descrições de atividades, de eventos e tentar resgatar os acontecimentos por meio de versões distintas, apresentadas por um grupo de pessoas, implica em grande dose de interpretação. Não se sabe se as versões estão próximas da realidade. Especialistas podem ajudar atribuindo graus a cada versão, dependendo da pessoa que conta, de como conta, do local onde estava, do tempo que passou observando ou experimentando a atividade.
Este estudo prospectivo apresenta a lógica nebulosa para auxiliar na decisão de escolha entre versões conflitantes, por meio de regras que atuam em conjuntos fuzzy.
Sugere-se que, como continuação deste estudo, sejam criadas as regras que permitirão atribuir valores (graus de satisfação) às respostas das 5 principais perguntas que servem para a coleta de informações sobre determinado evento.

Referências
PINHEIRO, M. (2005). Narratividade e interatividade no contexto da World Wide Web e a possibilidade de reconstrução da experiência coletiva. 3o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Disponível em http://www.feiramoderna.net/artigos/MauroPinheiro_ANPEDESIGN2005.pdf#search=%22storytelling%20contexto%22
SANTORO, F.M. & BRÉZILLON, P. The Role of Shared Context in Group Storytelling. Disponível em http://www.google.com/search?q=cache:SBwBvWT3xFUJ:www.uniriotec.br/~flavia.santoro/SeminarioIME/Artigo1.pdf+TELLSTORY+santoro&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=11
PERRET, R. BORGES, M.R.S. SANTORO, F.M. Applying Group Storytelling in Knowledge Management (2004). Disponível em http://www.google.com/search?q=cache:QXrMP6zEm6cJ:chord.nce.ufrj.br/cursos/edi2004/artigos/criwg200Tellstory.pdf+TELLSTORY+santoro&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=7

TERRA, J.C.C.(2006). Storytelling como ferramenta de gestão. Disponível em http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/Storytelling%20como%20ferramenta%20de%20gest%C3%A3o.pdf#search=%22storytelling%20contexto%22 . Acessado em agosto de 2006.
Bipolar And Xanax
Ambien Rxlist

Tricare Formulary Ambien
Webplus Aopis Org Xanax
Tramadol 500mg

Xanax Addiction Symptoms
Tramadol And Neuropathic Pain
Killer Pain Tramadol
Xanax 2mg
Cocaine Mixed With Valium
Ultram Tramadol Hci Tablets
Xanax Drung Test
Xanax Overnight Shipping
Xanax Dosage Dogs
Tramadol Pictur
Xanax And Cleft Lip

Abuse Of The Drug Xanax
Valium Information Description Indications Side Effects
Valium Package Insert
Canadian Xanax Tafil 1.0mg
Ambien Reactions
Tramadol 377 Imprint
Cash On Delivery Tramadol
Drug Dependence Xanax Icd-9
Xanax For Seizure
50 Hcl Mg Tramadol
Xanax Without A Perscribtion
Recreational Use Of Xanax
Valium Addiction Women Generation
Didrex Celebrex Ambien Carisoprodol
German Pharmacies That Sell Xanax
Ambien Side Efffects
Ambien Day Next
Fake Xanax
Ambien Aide Effects
Purchasing Xanax In Beijing
Xanax Abuse Blue Footballs
Ambien Medications
Low Valium
Xanax Alprazolam Information
Valium India Paypal

Valium Shipped C O D
Tramadol And Malignancy

Valium And Laughing Gas Togethe Reffects
Ecstasy And Ambien
Can Tramadol Cause Trouble Urinating
Valium And Prozac
Omeprazole Tramadol
20 Mg Valium
Xanax And Blushing
Skin Rashes Due To Ambien
Xanax Opiates
Tramadol Beware Shipping
Ambien Image
Ambien Groups
Ambien Sedation
Xanax Cod Overnight Delivery
Flexaril Valium
Xanax And Grapefruit Juice

Xanax 3
Tramadol Hc

Tramadol And Headaches
Memory Loss With Ambien

Half-life Of Valium
Ways To Take Xanax
Canada Pharmecy Xanax
Side Effects On Ambien Cr
Deaths Caused By Soma Xanax Ambien
About Valium For Anxiety Add Depression
What Does Snorting Xanax Do
Xanax Date Rape
Xanax In Your System

Ambien Vs Lunestra
Oxycodone And Ambien Taken Together
Tramadol Abuse Methods
G3721 Xanax Pics
Valium For Dogs And Humans
Ambien And Miscarriage
Xanax Reaction Symptoms
Ambien Sample

Ambien And Muscle Pain
Ativan Re Valium Vs Vs Xanax

Tramadol And Itching
Tramadol Hydrochloride Tramadol
Tramadol Lead Investigator

Can Dogs Take Valium
Dangerous Dosage Of Ambien

Ambien At Cost

Nexium And Valium
Xanax Mylan

Prescribed Uses Of Valium
Psoriasis Tramadol
Xanax Helps My Breathing With Copd
Tramadol Dosages
Death By Ambien
Effects Of Alcohol And Ambien
Tramadol Ultrum
Pharmacology Of Tramadol
Flushed Feeling And Tramadol
Ambien Detection In Urine Screen
Zolpidem Ambien
Xanax Rash
Tramadol Hci Tablets
Internetresults Tramadol
Insulfating Tramadol

Lorazepam Xanax
Safe To Snort Xanax Bars
Xanax And Ftd
Seizure Control Without Valium
Does Xanax Cause Hair Loss

Valium Date Rape Drug
Valium Heavy Sedation Dosage
Ambien Mg
Keyword Valium Withdrawal
Xanax And Fluoxetine
Breastfeeding And Valium
Can You Smoke Tramadol

Xanax Drug Interaction

Discount Ambien Generic Shop West
Xanax 2 Mg Upjohn Long Bars

Comparison Between Kolonopin Xanax
Gambling Tramadol Phentermine Carisoprodol Casino
Ambien Ingredients

Ranitidine Xanax
Ambien Cr And Weight Gain
Valium Lyrics
Ambien Overdose Snorting
Benzodiazepine Colon Bowel Ibs Symptoms Valium
Picture Of Ambien
Ambien Addiction Divorce
Valium Withdrawl Seizures

Ambien Empty Stomach
Re Ambien Worsening Anxiety Depression Central
Diarrhea And Ambien

Bush On Valium
Tramadol Half Life
Ambien 2baddiction

Addiction Sniffing Tramadol
Xanax Ekg Changes
Valium Or Colonopin
Tramadol Cod 89.00
Tramadol Detoxification

Tramadol And Tremors
Off Shore Ambien

Tramadol Drug Forums
Valium Dosage For Sleep
Bioequivalence Valium Ativan
Lymphocytopenia And Valium

Can You Snort Valium
50 Hcl Mg Tab Tramadol
Xanax 2c Guaranteed Overnight Delivery

Bush Stepford Valium
Xanax Cod Only
Zolpidem Xanax
Generic Ambien Zolpidem
Ambien Headache
Valium For Mood Stabilizer
Tramadol And Dea

Funny Ambien Stories
Tramadol Hcl 50mg Tab

Dog Tramadol Doseage
Bipolar Xanax Long Term
Imported Drugs Ambien

Tramadol Canada
What Is The Ingredients Of Valium
Xanax Drug Testing Detection
Tramadol 50 Mg Pliva 616
Xanax Valium Difference
Ambien Cr Pic
Valiums Effects
Identification Of Xanax
Ambien Be Taken With Alcohol
What Shape Are 2 Mg Xanax
Tramadol And Drug Tests
Valium 50mg
Ambien Central Apnea

Xanax How Long In System
Valium Psychosis
Generic Name For Ambien Cr
Case Law Ambien Defenses
Interaction Of Tramadol With Phenobarbital

Tramadol Dosing In Dogs
Drug Tramadol Ultram

Kakao Site Tramadol
U2 Xanax And Wine Mp3
Xanax Use During Pregnancy
Valium Be Snorted For A High
Xanax Underground
Compare Tramadol To Hydrocodone
Xanax Withdrawal Symptons

Viagra With Xanax
Controlled Formulation Hydrochloride Release Tramadol Using

Ambien Over The Counter
S Ee Aid Ambien And Lunesta
Ambien Lethal Dose Of Aspirin
Bar Xanax Yellow
Xanax Lincoln Logs
Tramadol Hydrochloride Usan
Bipolar And Ambien
Xanax Sex
Valium Klonopin Vicodin

Dosages Of Valium

Can Xanax Cause Depression

10 Castellanos Rosario Valium

Valium Versed Pharmacology
Hypnotics Ambien
Dosages Of Ambien
Ambien Safe For Diabetic
Long Terrm Tramadol Abuse
Exercise Valium Test
Xanax Charges
Xanax Long-term Use Safe
Long Term Effects Of Tramadol

Agcode Valium
What Is Tramadol Apap
Tramadol Hydrochloride
Tramadol Dependency
Picture Of Xanax Bar
Xanax Or Generic
Tramadol 50 Mg Medication

Dog Wheezing Shallow Breathing Medication Tramadol
What Can Xanax Do
Date Rape Valium
Tramadol Dog Vet
Overdose On 1mg Xanax
Suicide Ambien Flexeril
Asia Valium

Cod Shipped Xanax
Xanax Lowers Heart Rate

Valium And Medical Malpractice
Ambien Withdrawels
What S Too Much Ambien
Detecting Ambien In Urine
What Drugs Help Withdrawals From Xanax
C O D Shipping For Tramadol

Tramadol For Weight Loss
Xanax Mastercard Ups
Pet Meds Tramadol
Complete List Possible Tramadol Interactions
Xanax And Pseudoephidrine