Pesquisa: Fórum de Discussão para Educação e Saúde
Título: Fórum de discussão para melhoria da qualidade de vida : a aplicação de um modelo nebuloso para educação e pesquisa em saúde
Resumo do projeto (draft Altran):
Descrição do Problema
Um fórum de discussão pode alterar significativamente a vida de um paciente ? A resposta pode ser obtida por meio de uma investigação, por exemplo, sobre a influência de fóruns de discussão para pacientes de doenças crônicas.
O uso de tecnologias para auxiliar pacientes vem atraindo o interesse dos pesquisadores. Em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 alguns trabalhos do autor foram publicados (os trabalhos encontram-se no final da página).
Em 2005, no Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas (vídeo disponível no fim da página), foi apresentado um artigo sobre o uso de fórum de discussão, na Internet, para a educação e para o apoio aos pacientes de uma doença crônica, a Endometriose. A doença é evolutiva. Pacientes de endometriose geralmente recebem o diagnóstico após anos de convivência com dores, alterações hormonais e dificuldades para concepção. A doença é enigmática porque os sintomas variam muito, algumas pacientes não os possuem.
Não raro, são observados os efeitos psicológicos e sociais, pois existe a alteração do humor (por conta das dores e das repetidas idas a médicos e clínicas) das pacientes, que podem resultar em separação conjugal ou demissão no trabalho. A necessidade de esclarecimento é fundamental e, para isso, o autor sugere a utilização de um fórum de discussão na Internet em um ambiente controlado.
Objetivo
O projeto se propõe a apresentar um ambiente controlado para postagem de mensagens de forum e a utilização de um modelo baseado na lógica fuzzy, indicada em processos complexos, que dependem de juízo de valor.
Tratar com a informação qualitativa exige fortes doses de interpretação. Como veremos adiante, nem sempre respostas seguem um determinismo tão forte e podem, em alguns casos, sugerir certo grau de incerteza. Por exemplo, um paciente achou um determinado tópico interessante? A resposta a esta pergunta pode ser sim ou não. Porém podem existir pacientes que desejam exprimir seus pontos de vista, ou seja, sob determinados aspectos a resposta seria sim, e sob outros, não.
E este tipo de situação serviria, no mínimo, a uma reflexão sobre o princípio da não-contradição da lógica clássica
– “Toda proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo”. Este é apenas um exemplo a título de ilustração, pois a literatura apresenta outros. A lógica nebulosa pode ser utilizada para tratar determinadas imperfeições da informação.
Impacto:
As experiências passadas com o fórum de discussão da Associação Brasileira de Endometriose sugerem que a existência deste tipo de ferramenta alterou o comportamento das pacientes. A partir das mensagens postadas por pacientes em um ambiente controlado, os efeitos esperados são o aumento do conhecimento coletivo sobre a doença (por pacientes, familiares e médicos), a troca de experiências, a criação de uma base de dados para pesquisa, a utilização de técnicas para sintetizar a informação.
Para categorizar as mensagens do fórum será utilizado um modelo nebuloso, fundamentos da teoria da decisão e a técnica de redes sistêmicas, com construção de redes sistêmicas na Internet, que servirão para auxiliar pesquisadores, médicos e pacientes na tomada de decisão para dúvidas tais como:
- adotar determinado tipo de tratamento
- escolher a melhor época para concepção
- optar ou não por apoio psicológico
- solicitar ou não uma segunda opinião médica
- utilizar determinada medicação
O apoio financeiro e de suporte permitirá:
- a inclusão de médicos no processo de aproximação com pacientes
- disseminação da informação por meio de publicidade e propaganda
- a aquisição de recursos de tecnologia (software, hardware, equipamentos, material)
- a divulgação em eventos
- a promoção de eventos
Em caso de apoio, a pesquisa será conduzida pelo professor Dr. Ilan Chamovitz
Apresentações sobre a pesquisa
Informática e Educação
Artigos e Publicações
2008
CHAMOVITZ I. Fórum De Discussão: Ativo Intangível Utilizado No Apoio a Atividades em Processos De Produção e Implantação De Software. XV Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). 10-12 de novembro, 2008. Bauru, São Paulo, Brasil. Ver
CHAMOVITZ I., ELIA, M., COSENZA, C.A.N. Gestão de Conhecimento em Saúde: Proposta de um modelo nebuloso para a Avaliação de Grupos Operativos em Fóruns Virtuais. 8 Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS). 16 a19 de setembro de 2008, Rio de Janeiro, Brasil. Ver
CHAMOVITZ I. Foros Virtuales: Herramienta de Apoyo a la Gestión de Conocimiento para el Aprendizage en Salud. V Simpósio de Excelência e Gestão em Tecnologia (SEGET). 20 a 22 de outubro de 2008, Resende - RJ, Brasil. Ver
CHAMOVITZ I., ELIA, M., COSENZA, C.A.N. Aplicação do Modelo de Hierarquia Fuzzy COPPE-Cosenza para a Avaliação de Grupos Operativos em Fóruns Educacionais na Internet. Fórum Mundial de Educação - Baixada Fluminense. 27 a 30 de março de 2008, Nova Iguaçu.RJ. Ver
Em 2007, foi publicado um capítulo sobre o uso de fóruns por pacientes no livro: Pacientes aprenden sin fronteras en foros virtuales. In: Perú y America Latina en la Era Digital: Transformando la Sociedad. Universidad Peruana Cayetano Heredia. (Org.). Lima: Universidad Cayetano Heredia Fondo Editorial, 2007.
Trabalho exposto no WorkComp Sul (2004) - Sistemas de Informação na Web: Como o uso de recursos de Internet pode resultar em mudanças sociais e comportamentais em pacientes com uma doença crônica.
Poster apresentado no Fórum Mundial de Educação - SP (2004)
Vídeo Apresentação no ICML9