Aqui está um pouco do material sobre a gripe aviária preparado durante pesquisa realizada e apresentada no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logistica da Marinha, em 2007.

Atenção, as informações oficiais são as do MINISTÉRIO DA SAÚDE HTTP://WWW.SAUDE.GOV.BR

P.O. SOFT NA SAÚDE: Fóruns de Discussão, Redes Sistêmicas e Lógica Nebulosa para o apoio à tomada de decisão – o caso da Gripe Aviária.

A pesquisa operacional – PO – busca auxiliar na solução de problemas complexos e na tomada de decisao, trabalhando de forma a atingir objetivos da melhor forma possível. Alguns críticos (incluindo Ackoff em 1979 e Checkland, em 1984) perceberam que alguns problemas, devido a sua complexidade e à dificuldade de serem modelados matemáticamente, necessitam de outras ferramentas, padroes e metodologias, que não as tradicionais em PO, para serem modelados e solucionados de forma satisfatória. A PO soft existe para complementar os estudos tradiconais (ou hard) de PO, utilizando técnicas predominantemente qualitativas, racionais, intepretativas e estruturadas para explorar, definir e interpretar as várias perspectivas do problema em estudo,
A PO soft vem sendo utilizada em situações de risco e incerteza, especialmente pelas forças armadas, em cenários variados (Davies et.al, 2001), tais como:

· Para estabelecer estratégias para gerenciar a evacuação de civis (Holt, 1999).
· Para entender e modelar informação na gestão em batalha (Perusich & McNeese, 1998)
· Para análise de aquisicoes e gerencia logistica na Forca de defesa australianda (Sparks, 1997)
· Para gerenciar informações de operacoes militares (Staker, 1999).

Uma abordagem soft da PO, voltada para o setor de defesa , é apresentada no trabalho de Revecca Heyer(2004), para o departamento de defesa australiano, em 2004
Com a expansão dos pontos de acesso à Internet (existentes em residências, organizações comerciais, escolas, lan houses em comunidades), com a possibilidade de utilização de banda larga, com as facilidades de aquisição de um computador (ou até mesmo de um Notebook) e com a disseminação da cultura digital, gestores, administradores, cidadãos, professores e pesquisadores optam pela utilização de Fóruns de Discussão. Como um fórum pode auxiliar à tomada de decisão, na saúde?
Um fórum pode ser definido como um local determinado onde um grupo se reúne e debate, com objetivos mais ou menos definidos. Pode existir para organizar idéias, construir o conhecimento, compartilhar a informação e/ou tomar decisões. Poderíamos trazer como exemplo, o Fórum Social Mundial, O Fórum Mundial Econômico e o Fórum Mundial de Educação. Na Internet, os fóruns adquirem o potencial para apoiar processos.
O modelo de redes sistêmicas (RS) busca descrever qualitativamente as relações existentes entre variáveis, otimizando o nível de informação, e vem sendo aplicado em trabalhos na área educacional. Em 1983, Bliss, Monk & Ogborn publicaram o livro “Qualitative Analysis Data for Educational Research - A guide to uses of systemic networks” (BLISS, MONK & OGBORN, 1983) onde, após detalharem o modelo, apresentam diversas aplicações das RS em pesquisas no âmbito educacional em projetos da Grã-Bretanha.
As principais aplicações das RS estão na análise qualitativa de dados em que há uma forte necessidade de uma representação sistêmica e de uma redução de dados, sem perda de sua essência. Por exemplo, a comparação de uma RS, previamente instanciada a partir de um modelo de gestão governamental, com características coletadas nos diversos estados e municípios serviria de base para um controle de distribuição de recursos.
O ser humano quase sempre utiliza termos lingüísticos para se comunicar. É difícil encontrarmos alguém dizer: “ - Seu amigo está perto daquele senhor com um metro e noventa”. Geralmente dizemos: “ – Ele está perto daquele senhor alto “.
Para lidar com a incerteza e com a informação, imprecisa, pode-se utilizar um modelo baseado em lógica fuzzy. A lógica fuzzy pode ser utilizada juntamente com a ténica de redes sistêmicas. Assim, os termos que formam a rede sistêmica que representa, por exemplo, os elementos considerados importantes para o combate à gripe aviária, podem ser caracterizados por variáveis lingüísticas, aproximando-se da realidade o resultado do modelo proposto.
As redes sistêmicas já foram utilizadas em Saúde, para sintetizar mensagens provenientes de um fórum de discussão sobre uma doença crônica, a endometriose. A partir desta idéia, está sendo criada uma rede sistêmica com informações coletadas a partir de fóruns de discussão, em outro tema: A gripe aviária.
A partir da rede principal que está sendo desenvolvida, sugere-se que outras sejam construídas a partir de informações coletadas em outros fóruns de discussão sobre o mesmo tema – a Gripe Aviária. As redes construídas precisam ser comparadas e avaliadas. Ao processo proposto pretende-se adicionar uma abordagem nebulosa associada ao grau de importância dos termos que compõem a rede sistêmica.

REFERÊNCIAS
DAVIES, S., Bollard, B, Fisk, K. & Purvis, M. (2001). Strategic Futures Thinking: meta analysis of published material on Drives and Trends. DERA Report: DERA/DSTL/CR00979/2.0
HEYER, Rebecca. Understanding Soft Operations Research: The methods, their application and its future in the Defence setting. Commonwealth of Australia 2004. AR-013-184. Publicado por DSTO Information Sciences Laboratory. Outubro de 2004.
SPARKS, J.N. (1997). Soft operational research techniques for the acquisition and management of logistics. Canberra: Directorate of Publishing and Visual Communications, Defence Centre-Canberra.
STAKER, R.J. (1999). An application of Checkland’s Soft Systems Methodology to the development of a military information operations capability for the Australian Defence Force. DSTO-TN-0183.
HOLT, J. (1999a). Two Faces of Soft OR for Military OA. Presentation to the Defence Study Group of the OR Society, DERA Farnborough
PERUSICH, K. & MCNEESE, M.D. (1998). Understanding and Modelling Information Dominance in Battle Management: Applications of Fuzzy Cognitive Maps. West Lafayette, Purdue University.

CHAMOVITZ, I. ; ELIA, M.F. (2003) Gerador de redes sistêmicas: um instrumento de apoio a pesquisa na Web. SBC2003. Rio de Janeiro

Rede Sistêmica com Principais aspectos da Pandemia

Rede Sistêmica com Principais Fóruns sobre Gripe Aviária

Veja o Vídeo: O GRS foi utilizado para criar redes sobre Fóruns que orientam sobre a Gripe Aviária e uma possível Pandemia. Na rede sistêmica apresentada são acessados diversos fóruns sobre a Influenza Aviária.
Apresentado no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha em 2007, I Mesa de P.O. em Saúde, RJ.

http://www.youtube.com/watch?v=LXIQC0SPD4U

Ver Slides